Como tudo começou
No verão do ano de 1944, ardia uma casa no topo da Rua da Salgueira Nº 1 desta vila, nessa época pertencente ao Sr. Elisio Moleiro.
O povo de lagares, lutou abnegadamente para extinguir esse incêndio, tendo chegado mais tarde os Bombeiros de Oliveira do Hospital, comandados então pelo chefe Narciso que se admirou bastante como este povo arriscava a vida para combater as chamas desse fogo devorador. Apesar de todos os esforços em que “os Bombeiros de Oliveira do Hospital, atacaram o incêndio com uma bomba braçal” o prédio ardeu todo. Então os habitantes de Lagares da Beira, interrogaram-se porque não fundar uma Corporação de Bombeiros, para combater mais atempadamente qualquer fogo que por ventura viesse a surgir na terra.
Existia já nessa altura nesta localidade uma associação que se dominava “Associação Progresso Lagarense”, que tinha a sua sede numa casa do Sr. Dr. Renato Pantalião. Hoje essa casa foi transformada e pertence ao Sr. João Pires. A direcção da dita associação era composta por pessoas ilustres da terra como por exemplo o Sr. Prof. Francisco Marques Gomes (Presidente da Direcção), o Sr. Mário dos Santos, o Sr Prof.Neves, o Sr. António M. Fernandes, o Sr. Antenor Mendes Tavares (todos já falecidos), etc… Foram estas e outras pessoas que formaram uma comissão que mais tarde vieram legalmente a fundar em “1 de Junho de 1946” a “Corporação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira”, que ainda hoje existe, actualmente com a designação de “Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira”, “desde 15 de Junho de 2015”.
Para primeiro Comandante da Corporação foi proposto e nomeado o Sr. Antenor Mendes Tavares, sendo o primeiro Presidente desta nova associação o Sr. Prof. Francisco Marques Gomes, que foi um dos grandes obreiros da fundação desta associação. Por isso mesmo foram descerradas placas em honra e mérito deste nosso conterrâneo. Placas estas que ainda hoje se podem ver, uma no antigo quartel-sede, à entrada do salão nobre e uma outra placa na entrada principal do novo quartel-sede.
Depois de devidamente legalizada, a associação foi inscrita nos respectivos organismos oficiais, sendo o seu Corpo de Bombeiros homologado pela Inspecção de Incêndios da Zona Norte. Atualmente a Associação encontra-se associada na Liga dos Bombeiros Portugueses e Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra. O seu corpo de Bombeiros está actualmente sobre a jurisdição do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra e da Autoridade Nacional de Protecçao Civil. Depois de ter sido nomeada a Direcção cujo Presidente era o Sr. Prof. Francisco Marques Gomes e o Comandante do Corpo de Bombeiros o Sr. Antenor Mendes Tavares, foi idealizada a construção do seu quartel-sede, sonho este que demorou alguns anos a realizar.O ilustre advogado desta terra, Sr. Dr. Francisco Dantas Mendes Cruz, natural desta terra mas residente em Lisboa, ofereceu o terreno onde viria a ser construído o quartel. Mais tarde e relativamente à pouco tempo era Presidente da Direcção o Sr. Garcia dos Santos (já falecido), foram construídas novas garagens para viaturas, garagens estas que serviram até á inauguração do novo quartel.
Como na altura as dificuldades de transporte eram muitas a Direcção deliberou arranjar um meio de transporte para escadas e motobomba. Foi então comprado um rodado de carroça, sendo então a viatura “encarroçada” em madeira na oficina do Sr. Albertino Monteiro, onde se adaptaram duas escadas de lances, uma motobomba e dois improvisados sarilhos de mangueiras, algumas enxadas, um gadanho e ainda duas agulhetas em metal.
Com a evolução do tempo..
Com a evolução do tempo a Direcção deliberou adquirir uma viatura automóvel para enriquecer o seu parque e poder dotar os bombeiros de melhores meios para socorrerem as pessoas. Foi então criada uma comissão de angariação de fundos para a compra da viatura. Esta viatura foi adquirida em chassi marca Opel, com a matricula HI-97-23, a qual foi recebida num ambiente de festa no dia 28 de fevereiro de 1960 pelo povo lagarense. Seguidamente foi a viatura mandada para Braga onde se procedeu ao seu carroçamento, sendo novamente recebida num ambiente festivo no dia 18 de Junho de 1961, já devidamente carroçada e equipada como ainda hoje se encontra, tendo o Estado comparticipado em 60% o custo da viatura. A Direcção teve enormes dificuldades em arranjar dinheiro para pagar a parte da Associação. Para este fim e com o objectivo de angariar fundos, o presidente da Direcção, Sr. Prof. Francisco Marques Gomes, arranjou cinquenta associados que pagaram uma quota suplementar de 20, 30, 40 e 150$00 mensais, durante alguns anos. Esta viatura serviu durante largos anos a povoação e foi durante quinze anos a única viatura automóvel que o Corpo de Bombeiros tinha para a extinção de incêndios.
Datas importantes
Uma data também importante para esta Associação e para todo o concelho de Oliveira do Hospital foi a recepção da primeira ambulância, aquela que durante alguns anos foi a única existente no nosso concelho. Esta ambulância foi oferecida pela Fundação Calouste Gulbenkian, por intermédio da Sr.ª Eng.ª Alexandra Gomes, filha do então Presidente da Direcção, Sr. Prof. Francisco Marques Gomes. Esta viatura foi inaugurada em 24 de Julho de 1966, sendo a sua matrícula GI-87-78, e a marca Skoda. Esta viatura pelo significado que teve em ser a primeira ambulância do concelho de Oliveira do Hospital, orgulha todos os lagarense. Foi mesmo motivo de colocação de um painel de azulejos no Bar de Sócios existente no novo quartel com a fotografia da ambulância e a inscrição de ” 1ª ambulância do concelho”.
Uma outra data importante na história da nossa Associação foi a fundação de uma fanfarra, que teve a sua primeira actuação em 24 de Julho de 1977, sendo nesta altura Comandante o Sr. António Esteves Garcia (7º Comandante) e Presidente da Direcção o Sr. António Garcia dos Santos. A fanfarra do Corpo de Bombeiros desta Associação tem presentemente cerca de 50 elementos. Aquando da sua fundação a fanfarra participou em muitas festas e romarias desta região. Actualmente esta actua praticamente só em festas dos bombeiros, salvo raras exceções. O ponto mais alto desta fanfarra consta de uma deslocação a França (Ballancourt) em Maio de 1998.
Em 21 de Março de 1994, tomou posse como Presidente da Direcção o Sr. António Maceira Gonçalves. Encontrou esta Direcção a Associação com umas instalações em mau estado de conservação, não dispondo também de espaço disponível para poder corresponder às necessidades do Corpo de Bombeiros. Assim, começou desde logo a pensar na construção de um novo quartel.
Por pressão do Sr. Presidente da Assembleia Geral e Presidente da Junta de Freguesia (Sr. Amadeu Gonçalves Cura), foi a construção do novo quartel inscrita em PIDAC no ano de 1995, por despacho de 25 de Maio de 1995 do Sr. SEALOT, sendo publicado em Diário da República de 7 de Novembro de 1995 o anúncio do concurso público de construção do novo quartel-sede desta Associação pelo preço base de 113.989.318$00, com exclusão de IVA, sendo o prazo de execução da obra 12 meses.
A abertura das propostas para a construção do novo quartel realizou-se no dia 27 de Dezembro de 1995.
Por despacho do Sr. SEALOT, de 16 de Abril de 1996, foi homologada a adjudicação da obra à empresa “Figueiredo & FIlhos, Lda.” pelo valor de 100.474.790$00, sendo o prazo de execução de 12 meses.
Em 22 de Maio de 1996, foi celebrado o contracto entre a Associação e a empresa construtora do novo quartel, tendo-se iniciado as obras em Junho de 1996.
A obra foi concluída em Junho de 1998.
A data de inauguração destas ótimas instalações foi em 8 de Dezembro de 1998, sendo o Presidente da Direcção o Sr. António Maceira Gonçalves, cargo que ocupou desde Março de 1994 até Junho de 2004.
Outra grande data aconteceu no dia 8 de Dezembro de 2000, data da comemoração do 2º aniversário da inauguração do novo quartel, onde foram promovidos a Bombeiras de 3ª classe as primeiras mulheres a fazerem parte do Corpo de Bombeiros. Também nesta data foram promovidos a Bombeiros de 3ª classe, 2ª classe e 1ª classe, o que já não acontecia à mais de vinte anos. Foram ainda dadas medalhas de assiduidade a todos(as) os(as) Bombeiros(as), que a elas tinham direito e que também tinham atraso de mais de uma dezena de anos. Foram ainda entregues diplomas de cursos de socorrismo e de desencarceramento dados nesta associação a expensas da mesma. Cursos estes que vieram dar ao Corpo de Bombeiros uma maior qualidade e saber na prestação de serviços a quem deles necessitar.
O corpo de Bombeiros desta Associação tem a responsabilidade de assegurar a segurança de pessoas e bens da parte norte do concelho de Oliveira do Hospital, a partir do rio Cobral, nomeadamente a Freguesia de Lagares da Beira, União de Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca da Beira, Seixo da Beira, e parte da Freguesias de Meruge e parte da União de Fregueisas de Lagos da Beira e Lajeosa.
Atualmente o Presidente da Direcção é o Sr. Telmo Mateus Esteves, cargo que ocupa desde 20 de janeiro de 2019 e o Comandante do Corpo de Bombeiros é o Sr. António José Pinto Tavares, sendo assim o décimo comandante do Corpo de Bombeiros desta Associação, cargo que ocupa desde Novembro de 2005.